Concepção de um modelo de ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis e a inclusão social de pessoas da maior idade
PDF

Palavras-chave

Pontos de entrega voluntária
Coleta seletiva
Inclusão social de idosos

Como Citar

SOARES, Júlia; PENTEADO, Carmenlucia. Concepção de um modelo de ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis e a inclusão social de pessoas da maior idade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191918. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1918. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este projeto de pesquisa objetivou a concepção de um modelo de ponto de entrega voluntária (PEV) para coleta de recicláveis em uma Vila de moradores idosos localizada no município de Limeira, SP. Os objetivos específicos foram os seguintes: (a) Elaborar o projeto do PEV e procedimentos de operação e manutenção do mesmo; (b) Elaborar material de divulgação e conscientização sobre o uso correto da infraestrutura; e, (c) Identificar os potenciais benefícios ambientais e sociais relacionados ao projeto. Para o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma caracterização gravimétrica dos resíduos coletados pelo período de 2 meses, onde identificou-se que os resíduos gerados em maior quantidade são: papel, papelão, PET, tetra pak, alumínio e outros plásticos rígidos (mistura de diversos plásticos gerados em menor volume). A partir disso, foi implantado um sistema de coleta seletiva com seis tambores, para facilitar a segregação dos materiais, que em seguida são dispostos em bags e retirados por uma empresa recicladora. A partir do acompanhamento semanal da operação do sistema de coleta seletiva, foi possível dimensionar um modelo de PEV, adaptado ao espaço disponível e às condições operacionais e físicas dos idosos. Conclui-se que há a necessidade de implantação deste PEV, e do acompanhamento contínuo da sua operação, para garantir o seu bom funcionamento, a qualidade dos materiais coletados, e a sustentabilidade econômica da atividade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191918
PDF

Referências

Ministério de Meio Ambiente. Catadores de materiais recicláveis. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis.htm2019.

CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 4a ed. São Paulo, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.