O uso tópico de insulina na formulação gel vs creme no reparo tecidual de camundongos diabéticos
PDF

Palavras-chave

Diabetes Mellitus
Cicatrização
Insulina.

Como Citar

BARBIERI, Beatriz; LIMA, Maria Helena de Melo; BREDER, Jéssica da Silva Cunha; APOLINARIO, Priscila Peruzzo. O uso tópico de insulina na formulação gel vs creme no reparo tecidual de camundongos diabéticos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018190. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/190. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O reparo tecidual é um processo biológico, complexo e dinâmico e quando associado ao Diabetes Mellitus possui moduladores negativos da sinalização da insulina que desencadeiam atraso na cicatrização das feridas. Estudos mostram que a Insulina tem grande importância na qualidade do tecido cicatricial. Objetivo: Comparar o efeito do tratamento tópico do gel de Insulina com o creme de insulina no processo de cicatrização de camundongos diabéticos. Método: o estudo foi composto por dois grupos: 1º Animais diabéticos com feridas tratadas com creme de insulina; 2º Animais diabéticos com feridas tratadas com gel de insulina. O diabetes foi induzido com estreptozotocina 60mg/Kg por 5 dias, via intraperitoneal. Sob anestesia, a ferida na região dorsal foi feita com molde de 1 cm2, sendo tratadas diariamente e retiradas nos 4°, 8º e 14º dias para posterior análise. O processo de cicatrização foi avaliado macroscopicamente por meio de fotografias nos dias zero, 2, 4, 6, 8, 10, 12 e 14 pós-lesão e microscopicamente quanto à histologia, por hematoxilina & Eosina, e quanto a angiogênese e proliferação celular por imuno-histoquimica. Para análise estatística foi utilizado o teste t de Student, nível de significância foi de p<0,05. Conclusão: Nossos resultados preliminares sugerem que o gel de insulina apresenta melhor efetividade na contração da ferida no oitavo dia pós lesão com menor infiltrado inflamatório quando comparado ao creme com insulina.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018190
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.