Área de vida, composição de grupos e dieta de saguis (Gênero Callithrix) no Parque Linear do Ribeirão das Pedras (Barão Geraldo, Campinas-SP)
PDF

Palavras-chave

Fauna urbana
Exóticos
Ecologia

Como Citar

VERÇOSA, João; SETZ, Eleonore. Área de vida, composição de grupos e dieta de saguis (Gênero Callithrix) no Parque Linear do Ribeirão das Pedras (Barão Geraldo, Campinas-SP). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191892. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1892. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Saguis exóticos, Callithrix jacchus e C. penicillata, da região de Campinas ocupam fragmentos, podendo atuar como competidores ou hibridizar com C. aurita. Para obter informações sobre os grupos de saguis do Parque Linear do Ribeirão das Pedras (Barão Geraldo, Campinas), foram obtidos dados de uso do espaço, composição de grupos e dieta. Grupos foram localizados com play-back e busca ativa e observações de dieta obtidas pelo método de todas as ocorrências. Foram registrados cinco grupos, três dos quais emigraram durante período de estudo. Da dieta de origem vegetal, 58,5% foi goma (quatro árvores gomíferas); 30,4% frutos, e 11,1% de origem animal. Apesar de alguns itens principais da dieta serem plantas exóticas, isso não tem impedido a sobrevivência dos saguis nos fragmentos, mas favorecido o estabelecimento na região. Como os grupos podem aumentar futuramente, trazendo problemas ecológicos e de interação com os moradores locais, é importante seu acompanhamento e possíveis medidas futuras de controle ou manejo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191892
PDF

Referências

Lima, E. F. Levantamento e censo de primatas em fragmentos florestais de mata atlântica na região de Sousas e Joaquim Egídio, Campinas, SP – Rio Claro. 2008, 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro.

Pinheiro, H.L.N. & Pontes, A.R.M. Home Range, Diet, and Activity Patterns of Common Marmosets (Callithrix jacchus) in Very Small and Isolated Fragments of the Atlantic Forest of Northeastern Brazil. International Journal of Ecology. 2015, 2015:1-13.

Setz, E.Z.F. Métodos de Quantificação de Comportamento de Primatas em Estudos de Campo. A Primatologia no Brasil. 1991, 3:411-435.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.