O problema do desaparecimento ou extinção do Estado na teoria política marxista
PDF

Palavras-chave

Estado
Marxismo
Extinção do Estado

Como Citar

SANTOS, Maysa dos; JUNIOR, Armando Boito. O problema do desaparecimento ou extinção do Estado na teoria política marxista. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191888. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1888. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esta pesquisa dá sequência ao pesquisa anterior que desenvolvemos como bolsista PIBIC ao longo de 2018. Ela mantém o objeto e as hipóteses do projeto anterior e apresenta como novidade a ampliação do campo de pesquisa. Nosso objeto é a tese marxista, de caráter teórico e prospectivo, segundo a qual o Estado desapareceria na sociedade comunista, que seria uma sociedade autorregulada. Polemizamos com textos marxistas clássicos e contemporâneos que afirmam ou supõem que a extinção da propriedade privada dos meios de produção e, portanto, das classes sociais, levaria espontaneamente à extinção do Estado, dispensando um movimento político e social que colocasse conscientemente o objetivo de desestatização do poder político. Após termos realizado um panorama geral, ao identificarmos a contribuição das correntes teóricas predominantes que trataram da tese do fim do Estado, desenvolvemos nossas discussões analisando mais profundamente os autores conselhistas, em suas análises e polêmicas sobre o poder soviético, e os maoistas, em suas análises sobre a Revolução Chinesa, sobretudo a Revolução Cultural na China. Nossa pesquisa é, portanto, uma pesquisa teórica e prospectiva que, para viabilizá-la no nível de Iniciação Científica, nós a desenhamos como uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é realizar uma classificação crítica de parte da bibliografia que tratou de nosso tema.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191888
PDF

Referências

BETTELHEIM, Charles. ​A Luta de classes na URSS ​- primeiro período (1917-1923). Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979a.

BETTELHEIM, Charles. ​Revolução cultural e organização industrial na China. Edições Graal. Rio de Janeiro, 1979b.

ENGELS, Friedrich. ​A origem da família, da propriedade privada e do Estado . Editora Escala. 2009.

IANG, ​Hongsheng​. The Paris Commune in Shanghai: the Masses, the State, and Dynamics of “Continuous Revolution”​. Dissertation of Duke University. 2010.

MAGRI, Lúcio, et al. ​Conselhos Operários. ​ Editora Centelha. Coimbra, 1975.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.