Estimativa dos índices de biomassa em lavouras de cana de açúcar para compor banco de validação de imagens obtidas através de sistema drone+radar
PDF

Palavras-chave

Umidade do solo
Biometria
Frequência

Como Citar

ARTIOLI, Thiago; MEDEROS, Barbara. Estimativa dos índices de biomassa em lavouras de cana de açúcar para compor banco de validação de imagens obtidas através de sistema drone+radar . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191862. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1862. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Em busca de soluções tecnológicas para substituir mediçoes por métodos convencionais e destrutivos, o uso de rdaers embarcados em drones, pode se tornar uma solução competitiva. Sobre tudo para culturas como da cana de açucar, em que investimentos vem sendo feitos, para aumento da produtividade. Sinais obtios através de radares, visa estabelecer a correlação entre os parâmetros mensuráveis fisicamente, como índices, e mapas, de biomassa da cana de açúcar, com precisão e suficiente para fornecer subsídios para a tomada de decisão para o manejo. Embora a participação no projeto não foi possível, por ter sido selecionado para uma vaga de estágio, houve a oportunidade de familiarização com os planos de voos do conjunto Drone+Radar, o que enriqueceu os conhecimentos, fornecendo a oportunidade para o entendimento de aplicação de novas tecnologias na Agricultura de Precisão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191862
PDF

Referências

OLIVEIRA, G.S. Produtividade de biomassa de cana-de-açúcar em função dos índices de vegetação utilizando técnicas de sensoriamento remoto. 80p. Tese (Mestrado em Engenharia Agronômica)- Faculdade de Engenharia Agronômica, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.