Mediação e afetividade nas práticas pedagógicas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
PDF

Palavras-chave

Afetividade
Mediação pedagógica
Ensino de Língua Portuguesa

Como Citar

LIRA, Laís; LINS, Heloisa. Mediação e afetividade nas práticas pedagógicas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191843. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1843. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos mediadores/afetivos que surgiram entre jovens e docentes em práticas pedagógicas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, numa sala de aula de escola pública, e refletir sobre os impactos dessa dimensão afetiva envolvidos no ensino e aprendizagem da língua, uma vez que podem gerar movimentos de aproximação ou de afastamento dos estudantes, face ao objeto de estudo (ou seja, de (des)motivação). O trabalho foi construído a partir da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, em Vygotski e Wallon, que concebem a mediação humana como chave principal no desenvolvimento dos sujeitos, desde a infância e destacam a indissociabilidade dos elementos afetivos no funcionamento cognitivo. Neste contexto, a pesquisa baseou-se numa concepção cartográfica para a produção e análise dos dados, tendo como corpus principal as observações realizadas pela pesquisadora em sala de aula e as narrativas de estudantes e professores, a partir também de entrevistas, buscando compreender tais dimensões afetivas nas relações entre pares, mais destacadamente - assim como a circulação de afetos no contexto social mais amplo - e os modos como são feitas as mediações pedagógicas em torno dos objetos de conhecimento sobre/da língua. Assim, as principais tendências mapeadas foram a motivação de estudantes nas aulas e a maneira em que os docentes medeiam os conteúdos a partir das realidades presentes dentro da escola.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191843
PDF

Referências

LEITE, Sérgio A. da S. (2018). Afetividade: as marcas do professor inesquecível. In:__________. Afetividade: as marcas do professor inesquecível. 1ª Ed . Mercado das Letras. Campinas.
WALLON, Henri (1986). Psicologia. In: WEREBE, Maria J. G.; NADELBRULFERT, Jacqueline (Orgs.). Psicologia. São Paulo: Editora Ática S.A.
TEDESCO, S. H. et al. (2013). A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal, Ver. Psicol., v.25, n.2, p.299-322.
SAMPAIO, C. S. et al. (2018). Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: _________. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Ayvu. Rio de Janeiro.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.