Resumo
Nosso trabalho busca compreender e analisar a disciplina de alfabetização nos cursos de Pedagogia, pois entendemos ser o lócus da formação do professor alfabetizador que irá atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Através de um levantamento de teses e dissertações do banco de dados do CAPES, selecionamos os trabalhos que julgamos contemplar nosso foco, a disciplina de alfabetização na formação inicial de professores. Buscamos compreender, através da leitura e analise dos trabalhos selecionados, a fragilidade do objeto alfabetização quando relacionamos à formação de professores alfabetizadores. A discussão dos trabalhos lidos evidenciou que os cursos de formação não priorizam o processo de alfabetização, gerando uma lacuna que resulta em fragilidade desse processo na prática cotidiana dos professores alfabetizadores Segundo o conjunto de pesquisas lidas é possível afirmar que a formação generalista que os currículos dos cursos de Pedagogia propõem acaba deixando de lado algumas especificidades da docência, exclusiva dos anos iniciais do EF, como é o caso dos professores alfabetizadores, ampliando a área de atuação do Pedagogo, porém deixando lacunas que futuramente atrapalharão o exercício da profissão docente. Uma das soluções é a revisão curricular dos cursos, pois é fundamental dedicar mais tempo/disciplinas que tratem do objeto alfabetização, além da necessidade também, da articulação da teoria com a prática, pois a dissociação prejudica a formação ampla do docente.
Referências
COELHO, S.M. A alfabetização na perspectiva histórico cultural. UNESP. Marília, 1996.
NICHES,C. C. Alfabetização e alfabetizadoras: Objeto inconsistente, oficio contingente. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.