Operação Ótima das Chaves de Interconexão em uma Rede de Distribuição Radial
PDF

Palavras-chave

Otimização
Eficiência energética
Reconfiguração

Como Citar

TERADA, Lucas; FLORES, Marcos. Operação Ótima das Chaves de Interconexão em uma Rede de Distribuição Radial. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191817. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1817. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A reconfiguração das redes de distribuição de energia elétrica determina o estado de operação das chaves disponíveis na rede com o objetivo de minimizar os custos operativos do sistema de distribuição. Adicionalmente, a topologia final da reconfiguração deve garantir que as resitrições operacionais do sistema sejam respeitadas, isto é, que os limites de magnitude de tensão dos nós, os limites de magnitude de correntes pelos ramos, as capacidades dos alimentadores se mantenham dentro das faixas de segurança estabelecidos e a operação radial da rede de distribuição. Este trabalho equaciona o problema da reconfiguração e propõem metodologias para sua resolução através de linguagens de modelagem matemática. Neste contexto, as linguagens escolhidas pertencem ao grupo comercial e software livre de modo a explorar diferentes alternativas para modelar e resolver o problema descrito.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191817
PDF

Referências

Agência Nacional de Energia Elétrica. Módulo 8- Qualidade da Energia Elétrica Revisão Motivo da Revisão Instrumento de aprovação pela ANEEL [Relatório técnico]. Brazil; 2017.

Romais, Rodrigo. Reconfiguração ótima dos sistemas de distribuição de energia elétrica usando uma formulação cônica de segunda ordem inteira mista. 2014. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2014.

Shirmohammadi, D.; Hong, H. W.; Semlyen, A.; & Luo, G. X. (1988). A compensation-based power flow method for weakly meshed distribution and transmission networks. IEEE Transactions on power systems, 3(2), 753-762.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.