Associação entre polimorfismos genéticos na enzima metilenotetrahidrofolato redutase e avaliação de qualidade de vida em pacientes em uso do antineoplásico oral capecitabina
PDF

Palavras-chave

Capecitabina
Qualidade de vida
Polimorfismo

Como Citar

TEIXEIRA, João; MORIEL, Patricia; COBAXO, Thiago; DUARTE, Natalia; MEDEIROS, Mariana; SOUZA, Rafael de; LIMA, Carmem. Associação entre polimorfismos genéticos na enzima metilenotetrahidrofolato redutase e avaliação de qualidade de vida em pacientes em uso do antineoplásico oral capecitabina. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191815. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1815. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A capecitabina, medicamento antineoplásico de uso oral amplamente utilizado no tratamento de tumores colorretais e gástricos, embora opção terapêutica efetiva, apresenta altas taxas de toxicidade. O presente trabalho teve como objetivo correlacionar a variante genética rs1801133 da enzima metilenotetrahidrofolato redutase com a qualidade de vida anterior e posterior ao tratamento de pacientes em uso de capecitabina no Ambulatório de Oncologia do Hospital de Clínicas/UNICAMP. Foram incluídos 109 pacientes, predominantemente do sexo masculino, com média de idade de 58,61 ± 10,74. O genótipo foi determinado através da técnica de PCR-real time e a qualidade de vida avaliada por formulários que estão de acordo com os protocolos adotados pela European Organisation for Research and Treatment of Cancer, EORTC. Não foram observadas correlações entre a variante genética em questão e a qualidade de vida dos pacientes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191815
PDF

Referências

TEIXEIRA, J.; MORIEL, P.; COBAXO, T.; DUARTE, N.; MEDEIROS, M.; SOUZA, R. DE; LIMA, C. Associação entre polimorfismos genéticos na enzima metilenotetrahidrofolato redutase e avaliação de qualidade de vida em pacientes em uso do antineoplásico oral capecitabina. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 12 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.