Gênero e preservação
PDF

Palavras-chave

Gênero
Preservação
Memória

Como Citar

GUIMARÃES, Thays; COSTA, Sabrina. Gênero e preservação: diferentes expressões nos modos de morar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191799. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1799. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A seguinte pesquisa dedica-se ao estudo dos registros das práticas domésticas. O estudo é feito através da análise de três espaços distintos: a sede do Centro de Preservação Cultural da Usp (antiga Casa de Dona Yayá), o Museu Frida Kahlo e a E1027, situadas no Brasil, no México e na França, respectivamente. Os ambientes em que as residências mencionadas estão inseridas são contextualmente e fisicamente distintos. Através desta pesquisa, percebe-se que a discussão de gênero é intrínseca à construção do espaço doméstico. Assim, procura-se entender a narrativa construída em cada uma das residências uma vez que elas mostram muito dos rituais e modos de pensar e viver de suas habitantes. Foram escolhidas residências da primeira metade do século XX, devido às notáveis mudanças nos padrões de organização doméstica e do papel das mulheres nestes ambientes internos – período também de ingresso das mulheres no domínio público. Para avançar a discussão sobre a pequena porcentagem de mulheres dentre as personalidades que tiveram suas trajetórias celebradas através de museus-biográficos, a pesquisa se apresenta sob a perspectiva de mulheres que criam novos modelos de espaços domésticos sejam elas arquitetas ou usuárias.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191799
PDF

Referências

CARVALHO, Vânia. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo 1870-1920. São Paulo: Editora Edusp/Fapesp, 2008.

COLOMINA, Beatriz. Sexuality and space. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 1992.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.