Comparação dos métodos de análise da evolução da linha de costa propostos por Leatherman (2003) e Venancio (2018), aplicados nas praias de Massaguaçu-SP e Santos-SP
PDF

Palavras-chave

Erosão costeira
Linha de costa
Maré

Como Citar

MENDES, Marcello; GARCIA, Patricia. Comparação dos métodos de análise da evolução da linha de costa propostos por Leatherman (2003) e Venancio (2018), aplicados nas praias de Massaguaçu-SP e Santos-SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191798. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1798. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O processo erosivo no litoral paulista tem se acentuado ao longo dos anos. Além do recuo na extensão de areia das praias, danos materiais já foram constatados, além do aumento no número de ressacas. Poucos estudos a respeito da evolução da erosão costeira, num âmbito da engenharia, são encontrados e os métodos de análise da linha de costa aplicados mostram-se imprecisos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo comparar os métodos de Leatherman, com e sem correção pela maré, e de Venancio aplicados nas praias de Massaguaçu-SP e Santos-SP, regiões estas com histórico de erosão. Foram utilizadas fotos aéreas obtidas pelo software Google Earth (©2015 Google Inc.), tendo assim a limitação desta ferramenta quanto à quantidade e qualidade dos dados. Obteve-se, por fim, que ambos os métodos indicam erosão progressiva nas duas áreas de estudo, salvo pelo método proposto por Venancio (2018), em Massaguaçu, para um intervalo de dados de 2 anos. Diante dos resultados apresentados, conclui-se que ambos os métodos têm caráter qualitativo, divergindo consideravelmente em número, porém apontando para as mesmas conclusões quanto ao assoreamento ou erosão da costa. Contudo, salienta-se a importância de analisar o intervalo de dados estudado, uma vez que a omissão de uma data pode levar a uma inversão na interpretação dos resultados.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191798
PDF

Referências

BIRD, E. C. F. 2008. Coastal Geomorphology: An introduction. 2nd edition Chinchester. Wiley and Sons. 436pp. Leatherman, Stephen. Shoreline Change Mapping and Management Along the U.S. East Coast. 2003.
MUEHE, D.; KLUMB-OLIVEIRA, L. Deslocamento da linha de costa versus mobilidade praial. Quaternary and Environmental Geosciences, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 121-124, 2014.
SOUZA, C. R. de G. A Erosão nas Praias do Estado São Paulo: Causas, Consequências, Indicadores de Monitoramento e Risco. In: Memórias do Conselho Cientifico da Secretaria do Meio Ambiente: A Síntese de um Ano de Conhecimento Acumulado. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Instituto de Botânica/SMA. p. 48-69, 2009.
Venancio, K.K. Evolução hidromorfodinâmica da região da Ponta da Praia em Santos – SP, no período entre 2009 e 2017. Campinas. 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.