Desenvolvimento de método miniaturizado de extração para determinação de anfetaminas e seus derivados em amostras de fluido oral usando microextração líquido-líquido dispersiva (dllme)
PDF

Palavras-chave

DLLME
Toxicologia
LC-MS/MS

Como Citar

KAHL, Julia; COSTA, Jose; CUNHA, Kelly da. Desenvolvimento de método miniaturizado de extração para determinação de anfetaminas e seus derivados em amostras de fluido oral usando microextração líquido-líquido dispersiva (dllme). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191789. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1789. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O consumo mundial de estimulantes de forma abusiva tem apresentado um aumento considerável e constante desde 2013, segundo dados do relatório de 2019 da UNODC. Este grupo de drogas contempla substâncias como anfetamina, metanfetamina e "ecstasy" (englobando todas suas possíveis moléculas). Estas atuam no sistema nervoso central como agonistas dos receptores adrenérgicos ?1 e ?2 levando a um aumento na liberação de serotonina, dopamina e norepinefrina, esse aumento dos neurotransmissores é responsável pelos efeitos observados. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e validar um método analítico baseado em microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME) e cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS) para determinação de anfetamina, metanfetamina, MDMA, MDEA e MDA em amostras de fluido oral. O método utilizado é uma miniaturização do LLE, apresentando como vantagens o uso reduzido de matriz biológica e de solventes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191789
PDF

Referências

UNODC. Word Drug Report. 2019. [https://wdr.unodc.org/wdr2019/] Acesso em Jul, 2019.

SWGTOX Standard practices for method validation in forensic toxicology. J Anal Toxicol. 2013;37(7):452-74.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.