O dialeto caipira em Paiolinho-MG
PDF

Palavras-chave

Dialeto caipira
Variação linguística
Concordância nominal

Como Citar

MARQUES, Gabriela; OUSHIRO, Livia. O dialeto caipira em Paiolinho-MG. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191775. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1775. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Com o objetivo de contribuir para o mapeamento e descrição do dialeto caipira brasileiro, o presente trabalho se debruça em uma análise sobre a concordância em sintagmas nominais na fala de habitantes de Paiolinho, um distrito sul-mineiro de origem rural que passa atualmente por um processo de urbanização. Os pressupostos teóricos que sustentam o trabalho são os da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]). O corpus é constituído por uma amostra de 19 participantes. A análise da concordância nominal sintagmática leva em conta fatores intralinguísticos (saliência fônica, classe morfológica, paralelismo e animacidade), definidos a partir dos trabalhos de Scherre (1997;1998;2005), e extralinguísticos (sexo/gênero, faixa etária e local de origem/morada). Hipotetiza-se que a mudança corrente em Paiolinho nas formas de inter-relações, conexões com grandes centros urbanos bem como aumento da escolarização e maior contato com a mídia sejam fatores de influência na variação linguística. Os resultados apontam para uma maior ocorrência de concordância sintagmática no grupo de mulheres de primeira faixa etária. Dentre os fatores intralinguísticos, chama atenção o caso de artigos definidos e indefinidos - dentre as três faixas etárias, há certa homogeneidade na realização de CN em sintagmas com artigos definidos e com artigos indefinidos, diferentemente do esperado. No caso de local de origem (zona rural ou urbana) não parece haver diferença significativa.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191775
PDF

Referências

Amaral, A. O dialeto caipira. 1920, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000004.pdf

Bortoni-Ricardo, S. Do campo para a cidade estudos sociolinguísticos de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola, 2011.

Labov, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Plaza, L. O Dialeto Caipira em Itatiba. Manuscrito da Qualificação de Mestrado apresentada ao PPGL da Unicamp. 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.