A coluna “faça sua consulta!” e os trabalhadores da Era Vargas
PDF

Palavras-chave

Trabalhadores
Estado Novo
Legislação

Como Citar

MATIAS, Samuel; SILVA, Fernando da. A coluna “faça sua consulta!” e os trabalhadores da Era Vargas: legislação, diálogos e espaços de atuação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191771. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1771. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este projeto é uma pesquisa em história social do trabalho. Pretende analisar a atuação dos trabalhadores brasileiros frente à legislação criada no fim do período do Estado Novo (1941-1945), com base na análise das leis trabalhistas criadas no período Vargas e no estudo da coluna "Faça sua consulta!", do jornal varguista A Manhã, que publicava respostas e instruções aos trabalhadores, que mandavam cartas requisitando recomendações para se apropriarem desses direitos trabalhistas. Quanto à historiografia utilizada, examina debates como o conceito de populismo e sua transformações, perspectivas sobre espaços de atuação e organização de trabalhadores, bem como as possibilidades que oferecem para analisar nas fontes a busca dos trabalhadores pela compreensão em seus termos dessa nova legislação em seu mundo social.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191771
PDF

Referências

TEXEIRA, Fernando; DA COSTA, Hélio. Trabalhadores urbanos e populismo: um balanço dos estudos recentes. In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.