O agro é pop? A relação do agronegócio com a legislação sobre trabalho análogo ao de escravo
PDF

Palavras-chave

Trabalho escravo
Agronegócio
Poder legislativo

Como Citar

MELO, Bárbara de; CAVALCANTE, Savio. O agro é pop? A relação do agronegócio com a legislação sobre trabalho análogo ao de escravo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191768. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1768. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O setor do agronegócio apresenta um elevado potencial de crescimento econômico devido não somente ao seu poder de mercado, mas ao amparo de políticas governamentais que se expressam institucionalmente por meio de grupos políticos. O modelo de desenvolvimento agroindustrial reúne o que há de mais tecnológico no mundo moderno e o que há de mais precário e arcaico nas relações sociais. Sendo assim, a pesquisa dedicou-se a compreender como as estruturas de poder conjugam “moderno” e “arcaico” na cadeia de valor e como estes aspectos se expressam nas disputas políticas. Sendo assim, a expressão moderna do setor do agronegócio se manifesta pela profunda tendência de implementação de elevadas tecnologias; já a expressão arcaica é identificada a partir da permanência de relações de trabalho que configuram vínculos de dependência, não assalariamento e relações clientelistas. Por fim, a pesquisa procura descrever a correspondência curiosa entre as elites latifundiárias e as elites políticas que disputam os termos da lei que tipificam o crime de trabalho análogo a escravidão. Além disso, procura demonstrar a concentração de poder político e econômico, que se expressa pela reunião dos interesses do capital e do latifúndio.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191768
PDF

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo – SP: Cortez; Campinas – SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995.

ATLAS DO AGRONEGÓCIO: Fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. SANTOS, M.; GLASS, V. (orgs.). Rio de Janeiro – RJ: Fundação Heinrich Boll Stiftung Brasil. São Paulo – SP: Fundação Rosa Luxemburgo, 2018.

CASTILHO, A. L. O partido da terra. Como os políticos conquistam o território brasileiro. São Paulo – SP: Contexto, 2012.

PRADO Jr. C. A questão agrária no Brasil. São Paulo – SP: Brasiliense, 2000.

SETÚBAL, M. “Refuncionalização da servidão: Uma análise da permanência de formas de escravidão na agroindústria canavieira de Campos dos Goytacazes”. In. ALVES, F; NOVAES, J. R. (orgs.) Migrantes: Trabalho e trabalhadores no Complexo Industrial Canavieiro (os heróis do agronegócio). São Carlos – SP: Ed. UFSCar, 2007. Pp. 191 - 211.

SAVERO, F. G. “O Trabalho Escravo na Acumulação Capitalista Moderna”. In. FIGUEIRA, R. R; PRADO, A.A; GALVÃO, E. M. Discussões Contemporâneas sobre o Trabalho Escravo – Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro - RJ: Mauad X, 2016.

SASSEN, S. Expulsões. Brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro – RJ. São Paulo – SP: Paz e Terra, 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.