Avaliação de modelos tridimensionais obtidos por fotogrametria e sensoriamento remoto
PDF

Palavras-chave

Nuvem de pontos
Fotogrametria
Sensoriamento remoto

Como Citar

FERREIRA, Amanda; OLIVEIRA, Henrique de. Avaliação de modelos tridimensionais obtidos por fotogrametria e sensoriamento remoto . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191767. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1767. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Motivada pelo potencial solucionador de problemas disposto pela informação geográfica na Engenharia Civil, esta pesquisa apresenta um estudo comparativo acerca de duas nuvens de pontos derivadas dos métodos: Fotogrametria e Sensoriamento Remoto por sistema LiDAR. A área estudada é o prédio de salas de aula da FEC, onde foram realizados os levantamentos topográfico e fotogramétrico com VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado), além da varredura a LASER com o scanner terrestre da marca Trimble. Após a aquisição e o processamento de dados, foi quantificada a distância entre as nuvens em cinco regiões do modelo, a fim de avaliar os dois modelos. Diante dos resultados obtidos entre as nuvens de pontos, pode-se aferir que a aquisição de dados por varredura a LASER gera um produto mais completo, contudo conhecendo-se as limitações da aquisição aerofotogramétrica, sua utilização é perfeitamente aplicável, já que as duas nuvens apresentaram desempenhos similares. Destaca-se o importante papel que estes produtos assumem na engenharia quando aplicados a atividades, como, registro de patrimônios históricos, análise preliminar de projetos, controle prévio de estruturas, desenvolvimento de projeto as built e emprego do conceito BIM. Afirma-se que o projeto estudou as deficiências e a potencial sinergia entre as duas geotecnologias: Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, enfatizando sua importância como base para tomadas de decisão estratégicas ao profissional da engenharia.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191767
PDF

Referências

SILVA, I; SEGANTINE, P.C.L. Topografia para Engenharia: Teoria e Prática de Geomática: 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2015.

TOMMASELLI, A.M.G. Um Estudo sobre as Técnicas de Varredura a Laser e Fotogrametria para Levantamentos 3D a curta Distância. Geodésia Online. 2003. UNESP, Presidente Prudente, 2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.