Entre a temperança e a gula
PDF

Palavras-chave

Alimentação
Cultura
Educação

Como Citar

MINGUZZI, Isabella; OLIVEIRA, Julicristie de. Entre a temperança e a gula: a culinária e o cuidado em “A Festa de Babette”, de Karen Blixen. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191763. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1763. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O entendimento do nutricionista sobre a complexidade do ato de comer é essencial para sua atuação. Assim, as atividades pedagógicas, aplicadas durante sua formação, que contribuam para compreensão de conceitos como comer, comensalidade, culinária e cuidado, tornam-se imprescindíveis. Nesse contexto, este projeto buscou compreender o efeito de um processo pedagógico aplicado com a literatura e o cinema para estudantes de graduação em Nutrição. Primeiramente, foi realizada a análise do livro "A festa de Babette", de Karen Blixen, e do filme com o mesmo nome, de Gabriel Axel. Posteriormente, foi elaborado e aplicado um plano de aula para os estudantes da disciplina Educação Alimentar e Nutricional do curso de Nutrição da FCA/Unicamp. Por meio de grupos focais, foram captadas as opiniões de sete estudantes voluntários da disciplina sobre o plano de aula aplicado. Observou-se que o cuidado, por meio da comida, da culinária e da cultura presentes nos livro e no filme foram capazes promover um aprofundamento reflexivo sobre os conceitos trabalhados na disciplina e sensibilizar os estudantes diante do ato de comer.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191763
PDF

Referências

PINTO,V; MEDEIROS, M. Literatura e Alimentação: delicatéssen na formação em saúde. Natal: EDUFRN, 2011.

BLIXEN, K. A festa de Babette. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

PERULLO, N. O Gosto Como Experiência. São Paulo: SESI-SP, 2013.

FISCHLER, C; MASSON, E. Comer: a alimentação de franceses, outros europeus e americanos. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.