Pré-dimensionamento e modelação de tanques hidropneumáticos
PDF

Palavras-chave

Tanques hidropneumáticos
Transitórios hidráulicos
Modelação hidráulica

Como Citar

LESSA, Gustavo; JUNIOR, Edevar Luvizotto. Pré-dimensionamento e modelação de tanques hidropneumáticos . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191753. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1753. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Em sistemas de condução de fluídos, o tipo de escoamento pode variar juntamente com a realização de manobras frequentes, como fechamento de válvulas e registros, ou por eventos imprevistos como paradas súbitas de bombas. Estas manobras (ou eventos) geram o chamado escoamento transitório, o qual é pode ser muito nocivo para as instalações. O escoamento transitório gera uma onda de pressão que viaja a mais de 1000 m/s e dá golpes na tubulação colocando em risco toda a instalação. Existem várias formas de amortizar essas ondas de pressão sendo o tanque hidropneumático a mais eficiente, pois, ao contrário de outros equipamentos, o tanque pode atenuar tanto pressões máximas quanto mínimas além de não requerer muito espaço para ser instalado. Sendo assim, este trabalho visa estudar mais a fundo algumas metodologias e parâmetros do pré-dimensionamento desses dispositivos e modelá-los em software (Hammer) para entender melhor seu funcionamento na prática, além de compor um banco de dados para o futuro treinamento, em etapas posteriores, de uma rede neural.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191753
PDF

Referências

VIBERT, M., A Proteção de Tubulações Contra os Surtos de Pressão (Tradução livre do artigo de Vibert), 1949.

GRAZE, H. R. & FORREST, J. A., New Desing Charts For Air Chambers, University of Canterburry, New Zealand, 1974.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.