Aspectos históricos da ginástica acrobática
PDF

Palavras-chave

Ginástica acrobática
História do esporte
História da ginástica

Como Citar

SOUSA, Giovana de; ISHIBASHI, Eliana. Aspectos históricos da ginástica acrobática: um estudo de caso a partir da trajetória de Ricieri Pastori. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191750. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1750. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Ginástica Acrobática (GACRO) apesar de se utilizar principalmente da acrobacia, um tema considerado antigo, é considerada nova como modalidade esportiva, assumindo esse cargo apenas em 1939 na antiga URSS, pode ser competitiva ou demonstrativa. Atualmente fomentada pela Confederação Brasileira de Ginástica e federações estaduais no país, mas o esporte parece ainda ser pouco desenvolvido em relação às outras modalidades ginásticas. Assim, o objetivo desse trabalho foi entender os aspectos históricos da GACRO a partir da trajetória do professor Ricieri Pastori, um dos principais precursores da modalidade no país, por meio de um método de depoimento oral. Os resultados apontam que a formação de Ricieri com imigrantes russos, sua prática em clubes e sua participação no Circo Tihany influenciou a GACRO brasileira, para o conhecimento e a difusão da modalidade a partir do conhecimento adquirido e oportunidades geradas como cursos, participação de eventos internacionais, promoção de eventos nacionais da modalidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191750
PDF

Referências

SOUSA, G.V.; TOLEDO, E. Aspectos Históricos sobre o Desenvolvimento da Ginástica Acrobática no Estado de São Paulo. Rev Trab. Iniciaç. Cient. Unicamp, Campinas, v. 26, out. 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.