PSDB e classe média em São Paulo
PDF

Palavras-chave

Partido da Social Democracia Brasileira
Classe média
São Paulo.

Como Citar

SALOMÃO, Arthur Menezes; CAVALCANTE, Savio Machado. PSDB e classe média em São Paulo: razões sociológicas de uma aproximação política. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018173. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/173. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo problematizar um fenômeno indicado, mas ainda não estudado em seus detalhes, a respeito da relação entre a classe média e os governos do PT e do PSDB. Segundo esses estudos há um afastamento eleitoral e político entre a classe média, especialmente a alta classe média, e os governos do PT. Sugere-se, como consequência, que essa fração de classe adere ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O objetivo desta pesquisa é o de compreender se, como e por que a classe média, em especial a alta classe média, de fato se aproxima do programa político do PSDB. O local de pesquisa é o estado de São Paulo, que foi escolhido em razão dos inúmeros êxitos eleitorais desse partido. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o objetivo é o de levantar hipóteses explicativas da relação de proximidade entre PSDB e classe média em São Paulo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018173
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.