Avanços e desafios na tecnologia de produção de tomate de mesa
PDF

Palavras-chave

Tomate de mesa
Fatores críticos de sucesso
Tecnologia de cultivo protegido

Como Citar

SANTO, Rodolfo Del; PATINO, Marco. Avanços e desafios na tecnologia de produção de tomate de mesa: uma comparação entre Brasil e México. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191726. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1726. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A suscetibilidade do tomate às diversas adversidades como pragas, doenças e mudanças climáticas torna necessário o uso de técnicas para aumentar a produtividade e diminuir as perdas. Assim, o cultivo protegido é uma alternativa de elevada eficiência tecnológica para o cultivo desta hortaliça. Foi realizado um levantamento de dados relacionados a produção de tomate de mesa em ambos os países de 1986 a 2016 e realizados Regressões Lineares Múltiplas (RLM), estimativa de custo de produção e, com estes, determinados os fatores críticos de sucesso (FCS) referentes a cada país. Os dados evidenciam o aumento do uso do cultivo protegido no México nos últimos 15 anos, a estagnação do Brasil à adesão de novas tecnologias e a sensibilidade do mercado em relação à queda de produção evidenciada pelas RLM. Os custos de produção em ambos os países são equivalentes, mesmo com maior tecnologia empregada no México. Os FCS determinados mostram o avanço atual do cultivo de tomate de mesa no México, enquanto os FCS brasileiros possuem potencial e ações devem ser estudadas para a evolução da produção no Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191726
PDF

Referências

SIAP. Servicio de información Agroalimentaria y Pesquera. 1986-2016 .

SIDRA. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Produção Agrícola Municipal - Série Histórica completa. 1986-2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.