Efeito da adição de partículas de tio2 na microestrutura e propriedades mecânicas da liga aa6005 processada por fsw
PDF

Palavras-chave

FSW
Alumínio
Rigidez

Como Citar

MARTINS, Matheus; CONTIERI, Rodrigo. Efeito da adição de partículas de tio2 na microestrutura e propriedades mecânicas da liga aa6005 processada por fsw. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191710. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O processo de Soldagem por Fricção e Mistura (FSW) se destaca entre os demais processos de união pois é realizado no estado sólido, promovendo a solda através de forças compressivas, rotação e avanço de uma ferramenta não consumível em contato com o material, deformando-o plasticamente. A partir desta técnica é possível obter juntas com menores distorções e maior resistência mecânica, com aplicação nas indústrias automobilística e aeroespacial. Também através do FSW é possível o processamento de compósitos cerâmicos de matriz metálica, visando o aumento de propriedades através do reforço de nanopartículas cerâmicas. O presente trabalho tem como objetivo estudar os efeitos e implicações do FSW no processamento da liga AL6005 na têmpera T6, além de avaliar os resultados da adição de partículas de TiO2 no processamento. Para tanto foram definidos os parâmetros de soldagem para perfis extrudados de espessura 3,4 mm, caracterizando propriedades mecânicas e microestruturais da liga soldada, além de testes de processamento das amostras da liga, com a adição de TiO2 na forma de pó, utilizando uma única ferramenta e carga não variável e variando parâmetros como ângulo de ataque, rotação e avanço e verificando seus efeitos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191710
PDF

Referências

MARTINS, M.; CONTIERI, R. Efeito da adição de partículas de tio2 na microestrutura e propriedades mecânicas da liga aa6005 processada por fsw. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 10 dez. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.