Preparação e caracterização de sistemas moleculares contendo ligantes oxamato, hmt e metais de transição
PDF

Palavras-chave

Magnetismo molecular
Compostos de coordenação
Redes metalorgânicas

Como Citar

BENEDICTO, Henrique; BARROS, Wdeson. Preparação e caracterização de sistemas moleculares contendo ligantes oxamato, hmt e metais de transição. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191700. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1700. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho aborda a preparação e caracterização estrutural de compostos de coordenação obtidos a partir da técnica de complexos como ligantes, com enfoque na investigação das propriedades magnéticas. Tais complexos como ligantes atuam como blocos construtores contendo metais de transição e ligantes do tipo oxamato, os quais auxiliam em novas arquiteturas moleculares, como novas classes de Materiais Magnéticos Moleculares (MMM). Escolheu-se o ortofenilenobis(oxamato) (opba) como pré-ligante no projeto. Além disso, utilizou-se o ligante auxiliar hexametilenotetramina (hmt). O complexo ortofenilenobis(oxamato)manganato(III) de tetrametil amônio foi obtido através da síntese com acetato de manganês(III) diidratado e caracterizado por IR. Testes subsequentes deste complexo com o ligante auxiliar hexametilenotetramina (hmt) em proporções 1:1 e 2:1 foram realizados em diversos solventes, tais como: acetonitrila, dimetilformamida (DMF), etc.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191700
PDF

Referências

Wang, Y-Q.; Zhang, X-M.; Li, X-B.; Wang, B-W.; Gao, E-Q.; Inorg. Chem., 2011, 50, 6314.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.