A lógica tecnocientífica e a produção de inteligência artificial na unicamp
PDF

Palavras-chave

Tecnociência
Inteligência artificial
Virada cibernética

Como Citar

VICENTE, Mateus; MANICA, Daniela. A lógica tecnocientífica e a produção de inteligência artificial na unicamp: agentes e processos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191692. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1692. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Partindo de uma perspectiva antropológica, e do resgate da tradição metodológica da etnografia e imersão em campo, este projeto tem como objetivo acompanhar o cotidiano de pesquisas, produções e divulgações científicas no Laboratório de Processamento Digital de Sinais para Comunicações (DSPCom) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, a fim de compreender o processo e a lógica de produção tecnocientífica e inteligência artificial na Universidade, e seus agenciamentos. Acompanhando o virtual e o futuro enquanto possíveis agentes, temos como propósito observar quais são as influências nos processos de decisão e desenvolvimento do projeto. Como objetivo programático, do terceiro ao décimo primeiro mês, iremos acompanhar as atividades do laboratório, de onde levantaremos informações para reflexões etnográficas. Nos cinco primeiros meses serão realizadas revisões bibliográficas a respeito dos temas de inteligência artificial, tecnociência e cibernética e, por nove meses, serão feitas leituras e fichamentos. A partir do décimo mês serão apresentadas análises e conclusões parciais de pesquisa no XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Por fim, nos últimos dois meses, será elaborado e entregue o relatório final de pesquisa.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191692
PDF

Referências

EVANGELISTA, R. A.; KANASHIRO, M. M. “Cibernética, internet e a nova política dos sistemas informacionais”. In: ​Giuseppe Cocco. (Org.). Gabinete Digital, análise de uma experiência. 1ed.: Corag – Imprensa oficial do Rio Grande do Sul, 2013.

SANTOS, L. G. ​Politizar as novas tecnologias​. São Paulo, SP: 34. 2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.