Frestas de criação
PDF

Palavras-chave

Dança contemporânea
Processo criativo
Estratégias de composição

Como Citar

BORGES, Giovana; GATTI, Daniela; BARALDI, Giovanna; VARGA, Luiza. Frestas de criação: um estudo sobre estratégias de composições em dança em um contexto colaborativo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191676. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1676. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com base na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Dança pela Unicamp, responsável pelo desenvolvimento de um processo colaborativo que culminou em uma obra coreográfica. O objetivo dessa pesquisa residiu em evidenciar e relatar as estratégias de composição utilizadas pelo grupo - como o uso de objetos cênicos, viewpoints e os scores - no intuito de levantar material teórico sobre a prática de composição em dança e como essas estratégias foram empregadas no trabalho "Sala de confissão" desenvolvido ao longo de 2017. Com base nas estratégias citadas, foram identificados temas e inquietações a partir das investigações, relacionados ao toque e as relações cotidianas implícitas nos gestos explorados, especificamente na reverberação e a dimensão destes no corpo da mulher. Nesse contexto, o desenvolvimento da temática concomitantemente ao uso das estratégias de composição permitiu a elaboração do material cênico. Dessa forma, as estratégias de composição foram importantes ferramentas para uma maior compreensão do processo criativo, ampliando as possibilidades investigativas e proporcionando a estruturação da obra como um todo e de suas partes individualmente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191676
PDF

Referências

ALMEIDA, K. C. de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese de doutorado. Orientação: Prof. Dr. Matteo Bonfitto Júnior. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2016.

BOGART, A.; LANDAU, T. The Viewpoints Book: A Practical Guide to Viewpoints and Composition. Nova York, USA: Theatre Communications Group, 2005.

HALPRIN, A. “Scores” (1969). In LEPECKI, A. (ed.), Dance (Whitechapel: Documents of Contemporary Art), London and Cambridge, MA: Whitechapel and MIT Press, 2012, p. 211-212.

RIBEIRO, A. P. Por exemplo a cadeira: ensaio sobre as artes do corpo. Lisboa: Cotovia. 1997.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.