Ginástica rítmica masculina
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Gênero
Esporte

Como Citar

NETO, João da Silva; SCHIAVON, Laurita; KIKUTI, Tabata. Ginástica rítmica masculina: olhares sobre essa prática no brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191660. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1660. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Ginástica Rítmica, atualmente organizada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) é um esporte que nasce e se apresenta pela prática de mulheres, indo na contramão da maioria dos esportes (RUSSO, 1993). Sua vertente masculina (GRM) faz parte de um cenário ainda incerto nacional e internacionalmente, em desenvolvimento mas ainda com pouca visibilidade. No Brasil encontramos pouco investimento e muita dificuldade em conseguir informações sobre a modalidade. Portanto, a finalidade desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da GRM no estado de São Paulo, com enfoque nas potencialidades e dificuldades dessa modalidade esportiva. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de questionário semiestruturado com nove ginastas masculinos. Os dados foram organizados através de Análise de Conteúdo, apresentando seis categorias. A pesquisa aponta barreiras a serem superadas pelo esporte, com iniciativas ainda individuais e pouco institucionalizadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191660
PDF

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
RUSSO, R. GRD Masculina, Perspectiva ou Mito? 1993. Monografia (Especialização) - Curso de Psicomotricidade e Pedagogia do Movimento, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1993.
FIALHO, F.M. Uma crítica ao conceito de masculinidade hegemônica. Disponível em: <http://www.ics.ul.pt/publicacoes/workingpapers/wp2006/wp20 06_9.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.