Estudo do papel do fator neurotrófico derivado do cérebro sobre a atividade motora voluntária em camundongos
PDF

Palavras-chave

BDNF
Atividade motora voluntária
Governador central.

Como Citar

DENOFRE, Ariany Tomaz De Aquino Saran; SARTORI, Cesar Renato; BRANDÃO, Arthur de Freitas. Estudo do papel do fator neurotrófico derivado do cérebro sobre a atividade motora voluntária em camundongos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018166. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/166. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O exercício físico estimula a atividade neuronal no encéfalo levando a maior produção do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e este, por sua vez, promove neuroplasticidade e sobrevivência neuronal. De acordo com a teoria do "governador central", o encéfalo exerce controle motor durante o exercício físico de acordo com informações sensoriais interoceptivas e proprioceptivas que refletem o estado de fadiga de todo o organismo. Assim, o encéfalo administra o organismo durante o exercício e o treinamento físico pode gerar processo de neuroplasticidade que aperfeiçoam essa função administradora do encéfalo. No entanto, não se sabe qual é o papel do BDNF no aperfeiçoamento induzido pelo treinamento da atividade motora voluntária (AMV) sob a perspectiva da teoria do governador central. Para investigar o papel do BDNF na AMV, camundongos tiveram livre acesso à roda de atividade por 28 dias e receberam injeções diárias do inibidor do receptor de BDNF (ANA-12) ou Veículo. Os resultados revelaram uma diminuição da distância total percorrida durante os 28 dias de experimento pelos camundongos que receberam o ANA-12 e o veículo, comparados ao grupo controle. Além disso, os grupos ANA-12 e Veículo percorrem uma menor distância no 7º dia (das 14h às 19h) e no 14º dia (das 14h às 18h) quando comparado ao Controle. Apesar desta redução da AMV, não foi possível identificar e isolar o efeito do BDNF e do seu veículo, bem como o efeito do estresse da manipulação dos animais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018166
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.