UnB
PDF

Palavras-chave

Universidade de Brasília
Oscar Niemeyer
Darcy Ribeiro.

Como Citar

OLIVEIRA, Ariane de Castro; FRAJNDLICH, Rafael Augusto Urano De C. UnB: o desenho da educação por Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018165. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/165. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A pesquisa visa cotejar o projeto pedagógico e arquitetônico respectivamente elaborados pelo antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) e pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) para a Universidade de Brasília. A UnB é marcada pelo âmbito inovador tanto na educação como proposta de reforma universitária quanto na arquitetura como proposta de um partido centralizador que evitava a multiplicação de prédios promovendo maior integração cultural dentro do campus. O objetivo está na apreensão dos conceitos utilizados no projeto arquitetônico da Universidade de Brasília que foram reflexo da reforma educacional proposta por Ribeiro. A primeira parte da pesquisa está focada no desenvolvimento do projeto educacional de Universidade Tripartida proposto pelo sociólogo para a UnB, considerando o contexto em que estava inserida a proposta da criação de uma universidade em Brasília. Um segundo momento baseia-se na análise projetual do campus, desde a implantação proposta por Lucio Costa (1902-1998) até o traçado planejado por Niemeyer, buscando avaliar quais aspectos propostos por Ribeiro foram contemplados pelo arquiteto e quais aspectos surgiram no desenvolvimento do projeto.
O trabalho alcança o desfecho no período de paralisação das obras em 1964, traçando os efeitos resultantes para a Universidade de Brasília, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018165
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.