Prática da meditação em salas de aula da graduação (licenciaturas) na universidade pública
PDF

Palavras-chave

Meditação
Estudos do corpo
Ensino superior

Como Citar

LUIZ, Graziella; MOURA, Rogerio de. Prática da meditação em salas de aula da graduação (licenciaturas) na universidade pública. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191640. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1640. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Inspirada em pesquisas internacionais sobre meditação em universidades, uma vez que ainda existem poucas pesquisas no Brasil sobre o assunto, a presente pesquisa desenvolveu práticas de meditação guiada (silenciosa e com a postural corporal adaptada à cadeira na sala de aula), de alguns minutos, por algumas semanas seguidas em disciplinas de estágios de licenciatura para alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Por meio de postulados teóricos diversos, mas especialmente os estudos da mente e os estudos do corpo, buscou-se verificar se a meditação propiciaria uma nova relação entre o corpo e a mente dos estudantes dentro da sala de aula ao inserir momentos breves de silêncio e contemplação num ambiente que está tomado o tempo todo por atividade e ação, seja por meio do uso da palavra, seja por meio do pensamento. Através de questionários, pintura de desenhos e depoimentos verificou-se diversos benefícios nos estudantes universitários que praticaram, o que abre caminho para novas pesquisas de como a meditação pode se tornar uma prática mais recorrente na educação brasileira.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191640
PDF

Referências

SHAPIRO, S. L.; BROWN, K. W.; ASTIN, J. A. Toward the Integration of Meditation into Higher Education: A Review of Research. Santa Fe: Five Directions Consulting, 2008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.