A aquisição dos verbos que expressam ações de desfazer
PDF

Palavras-chave

Aquisição da linguagem
Formação de palavras
Verbo de ações reversível.

Como Citar

RODRIGUES, Antonio Lucas Goncalves; FIGUEIRA, Rosa Attie. A aquisição dos verbos que expressam ações de desfazer: explorando dados do português, inglês e francês. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018164. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/164. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A aquisição da língua materna é marcada por diversos processos que se traduzem em alvo de pesquisa da literatura científica nacional e internacional. Neste domínio os “erros” observados na fala da criança ocupam lugar de destaque, pois dão ao pesquisador importantes indícios do movimento da língua (em constituição) na fala da criança. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é comparar as produções divergentes da criança adquirindo os verbos de ação reversível no inglês e francês com os dados existentes para o português. Para tal, foram consultados dados já disponíveis na literatura e na Plataforma de Dados Sonoros (CEDAE), Projeto de Aquisição de Linguagem Oral. No CEDAE, foram acompanhadas as produções de uma criança, R., no período que compreende dos 3;0 aos 4;0. Os resultados encontrados reforçam que a aquisição da linguagem é um processo inconsciente e que a aquisição do domínio da morfologia é caracterizada pelas relações associativas, já defendidas por Saussure. Como conclusão, verifica-se que no processo de aquisição da linguagem, os ditos "erros" são um campo profícuo para o estudo da aquisição da linguagem, pois podem revelar movimentos da língua(gem) no sujeito.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018164
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.