Introdução à teoria de Galois
PDF

Palavras-chave

Álgebra
Teoria de Galois
Teorema de Abel

Como Citar

FREITAS, Luan de; CENTRONE, Lucio. Introdução à teoria de Galois. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1633. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A álgebra abstrata é o ramo da matemática que estuda as estruturas algébricas tais como: grupos, anéis, corpos, espaços vetoriais, módulos e álgebras. A teoria de Galois é uma das importantes teorias dessa área da matemática e possui diversas aplicações teóricas e práticas, como por exemplo responder problemas clássicos da geometria referentes a construção com régua e compasso, ou o porquê de não ser possível encontrar uma fórmula para as raízes de uma equação polinomial de grau cinco ou maior usando apenas operações usuais (adição, multiplicação, subtração e divisão) e aplicação de radicais. Neste trabalho, foram desenvolvidas a teoria de grupos, anéis e corpos necessárias para provar o clássico teorema de Abel usando os estudos feitos por Galois.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191633
PDF

Referências

Herstein, I. N. Topics in Algebra. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, 1975.

Garcia, A.; Lequain, Y. Elementos de Álgebra. 6nd ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015.

Piacentini, G. M. Algebra un approccio algoritmico. 1nd ed. Italia: Zanichelli, 1996.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.