Do corpo miraculado aos exames
PDF

Palavras-chave

Milagres
Ciêncais Médicas
Antropologia das materialidades

Como Citar

BACCETTO, Lucas; TONIOL, Rodrigo. Do corpo miraculado aos exames: os objetos médicos na verificação de milagres da Igreja Católica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191619. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1619. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a atuação de médicos, na função de peritos, nos processos de beatificação e canonização dos candidatos à santidade na Igreja Católica. Tratou-se do desdobramento da investigação anterior cujo enfoque analítico se concentrou em um aspecto mais global do fenômeno. Percebemos, na bibliografia da área, certas pistas a respeito dos objetos que caracterizariam a prova de um caso de cura possivelmente milagrosa nessa etapa de avaliação médica nos processos investigativos. O material em questão diz respeito às provas normalmente vinculadas ao processo realizado pela Igreja Católica: testemunhos, exames de radiografia, relatórios e prontuários médicos, tomografias computadorizadas, anamneses, entre outros exames médicos. Propusemos para essa pesquisa um deslocamento metodológico, centrando os processos que envolvem nosso objeto analítico através da perspectiva que privilegia a materialidade dos objetos. Com isso, analisamos o papel desses objetos na composição da etapa eclesiástica, nos debruçando tanto sobre os testemunhos médicos, quanto sobre a característica geral dos objetos anexados na qualidade de provas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191619
PDF

Referências

Latour, Bruno. Woolgar, Steve. A vida de laboratório. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.

Latour, Bruno. Cognição e visualização: pensando com olhos e mãos. In: Terra Brasilis (Nova Série), v.4, 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.