Avaliação da resistência à corrosão da liga metálica de Ni-Co-W
PDF

Palavras-chave

Corrosão
Ni-Co-W
Tafel

Como Citar

LISBÔA, Giovana; NETO, Ambrosio de Almeida; PORTELA, Daniella. Avaliação da resistência à corrosão da liga metálica de Ni-Co-W. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191618. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1618. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho avaliou a resistência à corrosão da liga de Ni-Co-W, sintetizada por eletrodeposições realizadas em aço. Para isso, foram realizados ensaios de corrosão num ambiente corrosivo controlado de NaCl 3,5% (m/v), aplicando-se corrente contínua (Tafel e RPL) e alternada (EIS). Foram avaliados os parâmetros de corrosão de resistência à polarização (k?), taxa de corrosão (?A/cm² e mm/ano) e análise do gráfico de Nyquist, fornecidos pelas técnicas eletroquímicas de extrapolação das retas de Tafel, resistência à polarização linear (RPL) e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). As curvas de Tafel apresentaram comportamento similar, apontado como característico dessa liga metálica. Os maiores valores de resistência à polarização (Rp) foram obtidos pelas ligas que apresentaram as maiores porcentagens de Ni em sua composição (Exp. 10, 12 e 13). Os resultados obtidos pelo método de RPL para a Rp foram próximos aos obtidos pelo método de Tafel. Os diagramas de EIS indicaram a formação de um único arco capacitivo bem definido e regular, apesar de em nenhum dos experimentos o gráfico Nyquist formar um semicírculo fechado. Os Exp. 7, 8 e 11, além de terem apresentado os menores arcos capacitivos, também foram os experimentos nos quais foram observados os menores valores de Rp e maiores valores de taxa de corrosão. Concluiu-se que as ligas de Ni-Co-W depositadas com altas porcentagens de níquel em sua composição apresentaram melhores resultados de resistência à corrosão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191618
PDF

Referências

GENTIL, V. Corrosão. 3a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.