Itinerário terapêutico de famílias de crianças com doenças crônicas
PDF

Palavras-chave

Família
Acesso aos serviços de saúde
Enfermagem pediátrica

Como Citar

RODRIGUEZ, Janis; MELO, Luciana; CABEÇA, Luciana. Itinerário terapêutico de famílias de crianças com doenças crônicas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191617. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1617. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: itinerário terapêutico é o movimento que indivíduos/grupos realizam com o objetivo de preservar ou recuperar a saúde. Objetivo: compreender o itinerário terapêutico de famílias de crianças com doenças crônicas hospitalizadas. Método: estudo fenomenológico, realizado em um hospital universitário, com 10 famílias de crianças com doenças crônicas que participaram de entrevista fenomenológica com a questão norteadora - ‘Conte-me a respeito do caminho que você (e sua família) percorreu em busca de atendimento de saúde para o seu filho antes de chegar nesse hospital’. Resultados: emergiram quatro categorias temáticas - Caminhando em busca de assistência à saúde do filho - o início da saga; Percebendo-se vulneráveis diante do Sistema Único de Saúde; Da dificuldade para conseguir acesso à saúde à ajuda inesperada e Chegando ao serviço de referência - do alívio do atendimento à percepção da existência de novos problemas. Discussão: algumas famílias foram encaminhadas por vínculo de amizade, transferência em vaga zero e procura espontânea em outros serviços de saúde. Após diagnostico e início do tratamento, a família demonstrou esperança na cura, relatando sensação de alívio por perceber a criança sendo assistida. Conclusão: evidenciou-se que crianças com doenças crônicas e suas famílias vivenciam um longo processo de busca de acesso a saúde, principalmente pela necessidade de encaminhamento para hospitais de referência.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191617
PDF

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidados prioritárias. Brasília; 2013.

Fernandes LTB, Nóbrega VM, Silva MEA, Machado AN, Collet N. Supported self-care for children and adolescents with chronic disease and their families. Rev Bras Enferm. 2017;70(6):1318-29.

Martins J, Bicudo MAV. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes; 2005.

Peiter CC, Lanzoni GMM, Oliveira WF. Regulação em saúde e promoção da equidade: o Sistema Nacional de Regulação e o acesso à assistência em um município de grande porte. Saúde Debate. 2016;40(111):63-73.

Ferraz AR, Carreiro MA. Reflexão teórica sobre a regulação de leitos de terapia intensiva em um município do Rio de Janeiro. R. Pró-Uni. 2018;09(1):76-80.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.