Primeiros socorros na escola
PDF

Palavras-chave

Primeiros socorros
Saúde escolar
Emergências

Como Citar

RAVANHANI, Júlia; BOAVENTURA, Ana. Primeiros socorros na escola: revisão integrativa. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191613. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1613. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

As escolas têm um papel importante e crescente na promoção da saúde e prevenção de doenças e de acidentes entre crianças e adolescentes, para isso faz-se fundamental a presença de pessoas capacitadas nas escolas por meio de atividades educativas visando a prevenção, avaliação e condutas diante de uma situação de emergência. Sendo crianças e adolescentes o principal grupo de pessoas que presenciam situações de emergência, a escola se torna um campo de trabalho atrativo para orientação em situações de urgência. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão integrativa sobre as diferentes formas de ensino de primeiros socorros para crianças e adolescentes no ambiente escolar, a fim de contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas visando o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem de primeiros socorros para crianças no ambiente escolar desde a educação infantil até o ensino médio.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191613
PDF

Referências

Timerman S, Morais DA, Carvalho DV, Gonzalez MMC. Parada cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar: ocorrências atendidas pelo serviço de atendimento móvel de urgência de Belo Horizonte. Rev Bras Clin Med, 2009, 7:211-8.

Silva POS, Oliveira TGSO, Marta CB et al. Os alunos do Ensino Médio e o conhecimento sobre o Suporte Básico de Vida. Artigo publicado na Revista de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v. 20, nº 5, p. 621-624, 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.