Nutrição funcional sustentável
PDF

Palavras-chave

Aproveitamento integral
Sustentabilidade
Análise sensorial

Como Citar

PIASSA, Thonny; SAMPAIO, Aline; SEIDL, Paula; DONEGATI, Nicole. Nutrição funcional sustentável. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191601. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1601. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A Nutrição é uma área de atuação em constante evolução e crescimento, com um olhar atento na população através da prevenção, bem-estar e qualidade de vida. Uma alimentação saudável e balanceada satisfaz todas as necessidades nutricionais de um indivíduo. A fome e o desperdício, por sua vez, são grandes problemas do Brasil, chegando a produzir mais de 140 milhões de toneladas de alimentos por ano. Sendo assim, uma forma de combater este paradoxo é através do Aproveitamento Integral dos Alimentos com o objetivo de aproveitar os alimentos que normalmente são desprezados, usufruindo do valor nutricional e variando refeições para alcançar um equilíbrio nutricional e funcional. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de receitas a partir do aproveitamento de partes não consumíveis como casca, talos e sementes dos alimentos brócolis, chuchu, mamão, abacaxi e alface, disseminando a importância do aproveitamento integral e sustentável incentivando uma mudança cultural e de hábitos da população. Foram desenvolvidos trinta receitas no Laboratório de Técnica Dietética e posterior análise sensorial com vinte avaliadores pontuando notas com variação de 0 a 5 referente a aceitabilidade de cada receita. Os resultados foram positivos e correspondem ao sugerido pelo projeto inicial e conclui-se a importância da disseminação deste projeto, tornando-se imprescindível para utilização da população, através da criação de material didático (e-book) que permita a aplicabilidade destas receitas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191601
PDF

Referências

Basso C.; Carvalho C. C. Aproveitamento integral dos alimentos em escola pública no município de Santa Maria – RS. Disciplinarum Scientia. 2016.

Cardoso T. F., Fróes C.S.; Moragas J.C.; Miranda G.M.; Avelar E.W. Aproveitamento integral de Alimentos e o seu impacto na Saúde. Sustentabilidade em Debate. 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.