Resumo
Este trabalho é um recorte do projeto de iniciação científica desenvolvido durante a graduação sanduiche na Universidade de Aveiro, em Portugal, no período de agosto de 2016 a julho de 2017, sobre as atitudes linguísticas de estudantes chineses no ensino superior. O objetivo geral fora investigar as atitudes linguísticas de estudantes desta universidade, em relação às diferentes variedades da língua portuguesa presentes em seu contexto universitário e pessoal. Para isso, desenvolvemos um teste de atitudes linguísticas com o propósito de conhecer como as atitudes e as avaliações linguísticas interferem no processo de constituição da identidade de uma comunidade (por meio de sua língua). O teste fora dividido em duas partes, a saber: “Parte A: Perfil social” e “Parte B: Perguntas relacionadas às atitudes linguísticas”. A parte B foi subdividida em seis blocos, todos compostos de perguntas fechadas em que contextualizávamos o informante em situações comunicativas específicas. Este trabalho constitui a apresentação do grupo 2, alunos chineses do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro em Portugal, em que há 37 informantes, sendo 32 do sexo feminino e 5 do sexo masculino todos de nacionalidade chinesa. No teste buscamos perceber a reação ao conhecimento da variação linguística do português, se isso é sentido e qual a avaliação dos informantes a respeito da recepção por parte dos ouvintes.
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