Atitudes linguísticas de estudantes chineses no ensino superior em Portugal
PDF

Palavras-chave

Atitudes linguísitcas
Estudantes chineses
Percepção linguísitca.

Como Citar

RIBEIRO, Angelo Roberto Gonçalves; BARBOSA, Juliana Bertucci. Atitudes linguísticas de estudantes chineses no ensino superior em Portugal. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018160. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/160. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho é um recorte do projeto de iniciação científica desenvolvido durante a graduação sanduiche na Universidade de Aveiro, em Portugal, no período de agosto de 2016 a julho de 2017, sobre as atitudes linguísticas de estudantes chineses no ensino superior. O objetivo geral fora investigar as atitudes linguísticas de estudantes desta universidade, em relação às diferentes variedades da língua portuguesa presentes em seu contexto universitário e pessoal. Para isso, desenvolvemos um teste de atitudes linguísticas com o propósito de conhecer como as atitudes e as avaliações linguísticas interferem no processo de constituição da identidade de uma comunidade (por meio de sua língua). O teste fora dividido em duas partes, a saber: “Parte A: Perfil social” e “Parte B: Perguntas relacionadas às atitudes linguísticas”. A parte B foi subdividida em seis blocos, todos compostos de perguntas fechadas em que contextualizávamos o informante em situações comunicativas específicas. Este trabalho constitui a apresentação do grupo 2, alunos chineses do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro em Portugal, em que há 37 informantes, sendo 32 do sexo feminino e 5 do sexo masculino todos de nacionalidade chinesa. No teste buscamos perceber a reação ao conhecimento da variação linguística do português, se isso é sentido e qual a avaliação dos informantes a respeito da recepção por parte dos ouvintes.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018160
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.