Desenvolvimento e subdesenvolvimento na América Latina
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento
Subdesenvolvimento
América Latina

Como Citar

DELLASTA, Heitor; CONTI, Bruno de. Desenvolvimento e subdesenvolvimento na América Latina: um estudo sobre as limitações históricas e o contexto econômico recente. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191575. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1575. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O campo de estudos sobre a economia do desenvolvimento latino-americano apresenta-se fortemente contemporânea, de um lado garantindo revisões bibliográficas e de outro propondo novas interpretações. Essa breve pesquisa descreve as principais correntes de pensamento que se impuseram historicamente no subcontinente: (i) estruturalismo e neoestruturalismo e o arcabouço teórico construído por Raul Prebisch; (ii) teoria marxista da dependência e os conceitos de superexploração e subimperialismo, pelas obras de Ruy Mauro Marini; e (iii) teoria da dependência heterodoxa, com a discussão inaugurada por Fernando Henrique Cardoso e Enzo Falletto e sua proposta de associação da região com o capital internacional.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191575
PDF

Referências

ACOSTA, Alberto. (2016). O Bem Viver: Uma Oportunidade para Imaginar Outros Mundos. São Paulo: Elefante

BIELSCHOWSKY, Ricardo. (2000). Cinquenta anos de pensamento na CEPAL. V.1 e V.2 Rio de Janeiro: Record.

CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. (1969). Dependência e desenvolvimento na América Latina. In: BIELSCHOWSKY, cit.

MARINI, Ruy Mauro (2013). Subdesenvolvimento e revolução. Florianópolis: Insular.

PREBISCH, Raul. (1949). “O desenvolvimento econômico da América Latina e alguns de seus principais problemas”. In: BIELSCHOWSKY, cit.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.