Controle híbrido Neuro - Fuzzy para navegação de veículos autônomos em ambientes não estruturados utilizando sensores ultrassônicos
PDF

Palavras-chave

Neuro-Fuzzy
Posicionamento
Robôs agrícolas.

Como Citar

LIMA, Andrei Henrique Rodrigues de; GARCIA, Angel Pontin. Controle híbrido Neuro - Fuzzy para navegação de veículos autônomos em ambientes não estruturados utilizando sensores ultrassônicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018154. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/154. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Atualmente muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas na busca da sustentabilidade e pela diminuição dos impactos ambientais. Muitos desses projetos estão relacionados com as atividades no campo, ou seja, no setor agrícola. Uma área que vem sendo estudada e se destacando neste meio é a área da robótica, que objetiva o desenvolvimento dos maquinários agrícolas, tendo em vista uma maior independência da máquina em campo, e assim reduzindo os impactos ambientais e maximizando o rendimento de produção. Porém, para esta autonomia são necessários sistemas avançados de controle, que ajudem no tráfego independente da máquina entre as linhas de cultivo. Portanto, visando a melhora da locomoção destes equipamentos o objetivo desta pesquisa é a implementação de um sistema de controle híbrido Neuro-Fuzzy, aplicados na direção de veículos autônomos agrícolas, com a utilização de sensores de ultrassom, com a finalidade de determinar a posição relativa entre as linhas de plantio de uma cultura.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018154
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.