Transdisciplinaridade no processo criativo e projetual
PDF

Palavras-chave

Ruy Ohtake
Tomie Ohtake
Transdisciplinaridade.

Como Citar

SERRA, André Ricardo Moraes Rodrigues; FERREIRA, Claudio Lima. Transdisciplinaridade no processo criativo e projetual: a influencia da artista plástica Tomie Ohtake nas obras arquitetônicas de Ruy Ohtake. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018151. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/151. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Transdiciplinaridade é algo vai além de disciplinas que colaboram entre si. Ocorre através de um pensamento organizador, chamado de pensamento complexo por Edgar Morin, que as perpassa trazendo uma espécie de unidade para as disciplinas em questão. Diferente da interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade elimina fronteiras e limites entre as disciplinas. Com o objetivo de identificar e evidenciar esse fenômeno no processo criativo e projetual de artes plásticas e arquitetura, um levantamento e análises da trajetória de vida e de obras pontuais da artista plástica Tomie Ohtake e do arquiteto Ruy Ohtake foram feitos nessa pesquisa.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018151
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.