Análise do uso do biogás derivado dos resíduos da indústria da cana-de-açúcar para a cogeração de energia
PDF

Palavras-chave

Cogeração
Cana-de-açúcar
Digestão anaeróbia.

Como Citar

FURQUIM, Andre Luis; SEABRA, Joaquim Eugenio Abel. Análise do uso do biogás derivado dos resíduos da indústria da cana-de-açúcar para a cogeração de energia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018145. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/145. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A preocupação com um melhor aproveitamento energético da biomassa da cana tem sido predominante nos últimos anos, estimulada principalmente pelas possibilidades do mercado de energia elétrica. Hoje as opções comerciais para a geração de energia nas usinas estão essencialmente restritas a sistemas de cogeração baseados em ciclos a vapor, os quais utilizam bagaço como combustível. Alternativamente à combustão direta, a digestão anaeróbia dos resíduos da agroindústria (incluindo vinhaça, bagaço e torta de filtro) também pode ser empregada visando à sua conversão em biogás, para posterior geração de eletricidade. O presente projeto avaliou a eficiência do aproveitamento energético dos resíduos da indústria da cana (vinhaça e bagaço) através da digestão anaeróbia, comparando-a com a opção convencional da queima direta do bagaço em caldeira. O desempenho de ambos os sistemas foram estimados através da modelagem termodinâmica utilizando o software EES.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018145
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.