Análise de filme de composto de carbono por espalhamento Raman
PDF

Palavras-chave

Diamond-like carbon
Espalhamento Raman
Composto de carbono.

Como Citar

SILVA, André de Oliveira; IIKAWA, Fernando; LAMBERT, Carlos Salles. Análise de filme de composto de carbono por espalhamento Raman. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018143. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/143. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do projeto é investigar as propriedades estruturais por espectroscopia Raman de filmes de diamond-like carbon (DLC) depositados por método de imersão em plasma. A técnica de espectroscopia Raman irá fornecer informações relativas a natureza química e dos tipos de ligações químicas do material. Os filmes investigados têm sido utilizados em diversas aplicações, como na proteção física das superfícies em peças mecânicase em plásticos de embalagem de alimentos. A proposta deste projeto é, portanto, utilizando a espectroscopia Raman, fazer a análise de filmes depositados a diferentes potencias e pressões.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018143
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.