Sistema de rastreamento de bagagens em aeroportos brasileiros usando identificação por radiofrequência (RFID)
PDF

Palavras-chave

Identificação por radiofrequência (RFID)
Rastreamento
Transporte aéreo.

Como Citar

BALDO, Ana Sofia Braga; XIMENES, Leandro Ronchini. Sistema de rastreamento de bagagens em aeroportos brasileiros usando identificação por radiofrequência (RFID). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018142. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/142. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O aumento do número de extravios e perdas de bagagens em aeroportos se tornou um aspecto muito importante para as operadoras do sistema aeroportuário, uma vez que isso implica em indenizações devidas aos passageiros prejudicados. Neste projeto foi desenvolvido um sistema de rastreamento de bagagens, em que etiquetas passivas RFID são colocadas nas bagagens, identificando informações sobre o passageiro e características específicas do item despachado. O sistema é constituído por uma leitor RFID baseado na plataforma Arduino, em um programa/servidor acessível pela operadora da companhia aérea e um aplicativo de smartphone para uso pelo passageiro.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018142
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.