O uso e a preservação digital das bases de dados do centro de pesquisa em história social da cultura do instituto de filosofia e ciências humanas da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Preservação digital
Bases de dados
História.

Como Citar

SILVA, Willian de Carvalho; RODRIGUES, Aldair Carlos. O uso e a preservação digital das bases de dados do centro de pesquisa em história social da cultura do instituto de filosofia e ciências humanas da Unicamp. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181386. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1386. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A criação e o uso de bases de dados digitais na pesquisa histórica têm facilitado o acesso e ampliado as ações sobre as fontes documentais. No entanto, importantes questões podem ser levantadas quando pensamos nos desafios da preservação de documentos arquivísticos digitais, estáticos e dinâmicos, produzidos a partir de sistemas informatizados e banco de dados. Na tentativa de entender alguns desses desafios, esse trabalho analisa duas das principais bases de dados do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp buscando desenvolver um plano de preservação arquivístico digital.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181386
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.