Diálogo entre teorias de desenvolvimento econômico pós segunda guerra mundial
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento
Ragnar Nurske
Paul Rosenstein-Rodan.

Como Citar

NETTO, Waldomiro Sartori; BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. Diálogo entre teorias de desenvolvimento econômico pós segunda guerra mundial. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181377. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1377. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Com o término do segundo grande conflito armado, é estabelecida uma nova ordem mundial, havendo a categorização dos países em centrais e periféricos. Estes, por sua vez, possuem um crescimento econômico precário. E, em razão do mundo econômico desempenhar um papel tão importante na vida de uma nação, tornou-se necessário conceber uma teoria que buscasse entender a dinâmica própria dos países subdesenvolvidos e encontrasse possíveis soluções para seus problemas específicos. Neste contexto, visa-se analisar as suposições criadas a respeito. Rosenstein-Rodan cria o conceito do "big push", revelando a necessidade de um volume inicial de investimento que seja capaz de fazer com que a economia atrasada se expanda. Nurkse, por sua vez, mostra a necessidade de haver um Estado ativo, capaz de coordenar os investimentos, que devem ser realizados mutuamente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181377
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.