Laboratório de economia internacional
PDF

Palavras-chave

Comércio internacional
Investimento estrangeiro direto
América latina.

Como Citar

KUBOYAMA, Vinicius Tomio Torezani; PALLUDETO, Alex Wilhans Antonio. Laboratório de economia internacional: relações comerciais e fluxos internacionais de capital – América Latina (2003-2016). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181361. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1361. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem a finalidade de contribuir para um projeto institucional que consiste no acompanhamento e análise permanente das mudanças nas relações de comércio e investimento internacionais, elaborado pelo Laboratório de Economia Internacional (LEI). Esse laboratório foi criado por professores e pesquisadores do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI), do Instituto de Economia da Unicamp, com o objetivo de mapear os fluxos internacionais de mercadorias e investimentos entre os países. Para tanto, propõe-se a divisão da economia mundial em cinco regiões: América Latina, África, Europa, América do Norte e Ásia. Nesse contexto, essa Iniciação Científica é responsável por levantar dados e avaliar o comércio internacional e as entradas e saídas de investimento direto externo da América Latina, com enfoque no Brasil. Refletir acerca dos movimentos do comércio e investimento internacionais é central no entendimento da reverberação da crise de 2008 nos países em desenvolvimento. Evidências substanciais contra a tese do descolamento das economias emergentes puderam ser observadas, o que reascendeu o debate acerca da complexidade e complementariedade das estruturas produtivas e da instabilidade dos mercados financeiros desses países. Portanto, este trabalho pretendeu, por meio da coleta de dados e da construção de indicadores sobre os fluxos de comércio e de capitais da América Latina, fazer uma análise crítica da estrutura econômica da região.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181361
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.