Implementação de um novo equipamento para a otimização de produção de membranas nanoporosas via anodização de alumínio
PDF

Palavras-chave

Nanotecnologia
Anodização de alumínio
Membranas nanoporosas.

Como Citar

VIANNA, Vinícius Serra; BERON, Fanny; CRUZ, Alexsandro S. E. da. Implementação de um novo equipamento para a otimização de produção de membranas nanoporosas via anodização de alumínio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181360. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1360. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Analizou-se o processo de formação e descolagem de membranas nanoporosas de óxido de alumínio. Produziu-se uma nova base de alumínio que permitiu fazer testes padronizados com as partes restantes de alumínio utilizada em anodizações anteriores, sem comprometer o material do laboratório. A nova base, junto com uma célula modificada, permitiu a realização de experimentos de descolagem da membrana anodizada após sua formação. O trabalho analiza os dados obtidos nos experimentos e apresenta os processos de desenvolvimento do novo equipamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181360
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.