Desregulamentação financeira no Brasil
PDF

Palavras-chave

Capital financeiro
Desregulamentação financeira
Política pública.

Como Citar

GUIDOLIN, Ana Paula; FERREIRA, Adriana Nunes. Desregulamentação financeira no Brasil: hegemonia institucionalizada do capital financeiro (1995 - 2010). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018136. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/136. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto se divide em dois grandes blocos: o primeiro se trata de uma ambientação histórica e conceitual relacionada ao capital financeiro enquanto o segundo se debruça sobre a análise da desregulamentação financeira nos governos FHC e Lula. O objetivo desse trabalho é ressaltar a importância das decisões públicas de política econômica para o avanço do capital financeiro, embora este se desenvolva de forma relativamente autônoma como defendido pela corrente marxista. O processo de "hegemonia institucionalizada" aqui proposto revela a primeira hipótese, a saber, o movimento do capital não se dá num vácuo institucional e requer postura política ativa. É justamente esse aparato institucional que se busca mapear no período de 1995 a 2010, quando os governos FHC e Lula mantiveram políticas alinhadas no que diz respeito às concessões ao avanço do capital financeiro.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018136
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.