Imagem da enfermeira e seu papel na sociedade
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Percepção social
Papel do profissional de enfermagem.

Como Citar

PIERROTTI, Vanessa Weingartner; GUIRARDELLO, Edineis de Brito; TOLEDO, Vanessa Pellegrino. Imagem da enfermeira e seu papel na sociedade: percepção de alunos do programa de formação interdisciplinar superior. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181330. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1330. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivou-se compreender a percepção de alunos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) sobre a imagem da enfermeira e seu papel na sociedade. Estudo qualitativo apoiado pela fenomenografia. Os dados foram coletados com oito alunos do ProFIS no período de Outubro/2017 a Janeiro/2018 por meio de entrevista semiestruturada composta pelas seguintes questões: “Você ou alguém que conhece já foi cuidado por uma enfermeira? Conte-me como foi esta experiência” e “Qual a imagem que você tem da enfermeira?”. Os resultados foram organizados em duas categorias descritivas, analisados pelo referencial da fenomenografia com sustentação teórica a releitura dos padrões de conhecimento em enfermagem de Bárbara Carper.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181330
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.