Resumo
As pesquisas sobre a aprendizagem revelam que existem deficiências de competências em qualquer nível escolar, por isso, atualmente, é importante que os alunos desenvolvam a capacidade de se autorregular e se responsabilizar pelo seu próprio processo de aprendizagem. A lição de casa pode ser considerada como uma das diversas estratégias, que auxiliam o aluno a estabelecer bons hábitos de estudo para adquirir um bom desempenho escolar. Com isso, o presente projeto teve como objetivo identificar as estratégias relacionadas a realização da lição de casa de estudantes do Ensino Fundamental e explorar as diferenças das estratégias relacionadas à realização da lição de casa e as variáveis de ano escolar, sexo, desempenho escolar e idade dos participantes. A amostra foi composta por 80 alunos de ambos os sexos, do 3º, 5º, 7º e 9º ano de uma escola particular do município de Piracicaba/SP. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação de Hábitos e Estratégias Relativas à Realização da Lição de Casa e o desempenho escolar foi analisado com base nos conceitos de Português e Matemática dos alunos. Os dados foram codificados e examinados pelos procedimentos da Estatística Descritiva e Inferencial. De acordo com os resultados obtidos, considera-se a lição de casa valiosa para a aprendizagem, visto que os alunos que possuem melhores hábitos e estratégias de aprendizagem para realizar a lição de casa tendem a ter melhores rendimentos escolares.
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