As estratégias relacionadas à lição de casa de estudantes do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Tarefa de casa
Educação básica
Estratégias de aprendizagem.

Como Citar

HIRAI, Ana Paula Bonfim; BORUCHOVITCH, Evely. As estratégias relacionadas à lição de casa de estudantes do ensino fundamental. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018133. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/133. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As pesquisas sobre a aprendizagem revelam que existem deficiências de competências em qualquer nível escolar, por isso, atualmente, é importante que os alunos desenvolvam a capacidade de se autorregular e se responsabilizar pelo seu próprio processo de aprendizagem. A lição de casa pode ser considerada como uma das diversas estratégias, que auxiliam o aluno a estabelecer bons hábitos de estudo para adquirir um bom desempenho escolar. Com isso, o presente projeto teve como objetivo identificar as estratégias relacionadas a realização da lição de casa de estudantes do Ensino Fundamental e explorar as diferenças das estratégias relacionadas à realização da lição de casa e as variáveis de ano escolar, sexo, desempenho escolar e idade dos participantes. A amostra foi composta por 80 alunos de ambos os sexos, do 3º, 5º, 7º e 9º ano de uma escola particular do município de Piracicaba/SP. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação de Hábitos e Estratégias Relativas à Realização da Lição de Casa e o desempenho escolar foi analisado com base nos conceitos de Português e Matemática dos alunos. Os dados foram codificados e examinados pelos procedimentos da Estatística Descritiva e Inferencial. De acordo com os resultados obtidos, considera-se a lição de casa valiosa para a aprendizagem, visto que os alunos que possuem melhores hábitos e estratégias de aprendizagem para realizar a lição de casa tendem a ter melhores rendimentos escolares.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018133
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.